PASSEIO AO AQUARIO REALIZADO NO DIA 11 DE MAIO 2018

Nesta edição do passeio cultural promovido pela conhecida parceria entre a MARINHA DO BRASIL e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar, tivemos um tour pelo aquário do Rio de Janeiro – AquaRio Porto Maravilha, o novo Parceiro destas duas Instituições. Foram dois Colégios: o Colégio Municipal Castello Branco de São Gonçalo e, o Colégio Estadual Maria Emília do Amaral Fontoura, do bairro Santa Rita em Nova Iguaçu. O passeio foi coordenado pela Diretora Mônica Cristina de Souza do Colégio Municipal Castello Branco e, o Diretor Hudson da Silva Santos, do Colégio Estadual Maria Emília do Amaral Fontoura. Nos acompanharam ainda os professores Valdeci e Mariane do Colégio Estadual Maria Emília assim como o Reynaldo César Bemfica, professor de Ciências e do Ensino Médio. Desta vez, o grupo somando 50 alunos, foi dividido conforme as Escolas, em dois de 25, sendo cada um desses, supervisionado pelos docentes destacados. A Marinha do Brasil, por sua vez, fora ali representada pelo Comte Carlos Eduardo Claro. O atual presidente do RUMAR, Cristiano da Rocha Miranda Pontes, experiente velejador e bicampeão mundial na categoria juvenil da Classe Pinguim, ali estava, representando tal instituição.

Durante a visita guiada por profissionais do AquaRio, era notório o esforço por parte dos guias para enredar os estudantes, naquele universo subaquático. Afinal, convenhamos que não é uma tarefa muito fácil atrair a atenção de crianças e adolescentes para um assunto ao mesmo tempo tão simples e tão cheio de complexidades como: as profundezas do mar e sua exótica fauna.

Embora não fosse aquele o meu papel em tal momento, confesso, estivesse eu fazendo parte do grupo de alunos, estaria me sentindo um ilustre convidado do excêntrico capitão Nemo, do romance francês VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS de Júlio Verne, a bordo do famoso submarino Náutilus para desbravar os sete mares e combater o temido polvo gigante.

Ao fim da excursão fomos todos brindados com um refrescante picolé.

* Cassiano Fernandez é Jornalista, formado em 2012 pela FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso e hoje trabalha na NBS – Agência de Publicidade no Projeto Social Rio+Rio, que se propõe a “acompanhar as mudanças da sociedade carioca do ponto de vista das pessoas”.